19 de jan. de 2022

 

Fórum Cristão- O mundo tenta envolver a IASD no ecumenismo


Fórum Cristão , de Martin Hoegger: Provenientes de várias confissões ou tradições cristãs dos diferentes cantões da Suíça francófona – católicos, ortodoxos, reformados, evangélicos, pentecostais, velhos católicos, anglicanos, adventistas, batistas e membros de comunidades e movimentos – todos juntos (Atos 2:1) na alegria do Espírito Santo em Leysin, ouvimos a Palavra de Deus, compartilhamos nossas jornadas de fé e oramos juntos. Também nos reunimos em Aigle em uma celebração junto com membros das Igrejas da região

O tema deste Fórum foi retirado do Evangelho de João:

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi e os designei, para que vades e deis fruto, fruto que dure, e para que tudo o que pedirdes em meu nome o Pai vo-lo conceda”. (João 15:16).

Este texto tem-nos acompanhado durante estes dias. Através destas palavras, tão elevadas, cheias de vida e poderosas, Cristo nos chamou. Ele dá sempre o primeiro passo, para que lhe respondamos com fé e nos voltemos para os que nos rodeiam.

Inspirados pelos recentes encontros do Fórum Cristão Global e do Fórum Cristão Francófono (Bogotá e Lyon 2018), vivemos momentos de descoberta mútua com nossas culturas, nossas histórias pessoais e nossas formas de viver a fé.

Subimos a montanha, não para resolver nossas diferenças teológicas, mas para nos conhecermos melhor e sermos tocados pelo Espírito Santo. Tantas coisas parecem nos separar: muitas vezes temos imagens dos outros que não são verdadeiras. Esquecemos nossas raízes comuns e esquecemos que compartilhamos a mesma casa: “Vocês são o povo de Deus”. (1 Pedro 2:5-10).

Este Fórum nos lembrou que o que nos une é muito mais forte do que o que nos separa: Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, enviado pelo Pai e doador do Espírito Santo para nos unir nele.

De maneiras muitas vezes surpreendentes, sua graça visita nossos corações para nos enviar a este mundo de sofrimento, particularmente neste tempo de pandemia de coronavírus.

Cristo é a pérola preciosa. Ele nos ensina a colocar Deus em primeiro lugar, a amá-lo acima de tudo e a viver seu novo mandamento de amor mútuo.

Em pequenos grupos, dedicamos tempo para ouvir nossas histórias de fé. Atrever-se a trocar como «eu» cria um vínculo acima de tudo. Que alegria descobrir como Cristo escolheu nossos irmãos e irmãs! Amá-lo nos leva a amar também a comunhão fraterna.

Através da nossa partilha, dos nossos hinos e das nossas orações, descobrimos que há tesouros em todas as Igrejas. Essa diversidade nos enriquece e agradecemos por isso. Não podemos prescindir das outras Igrejas. Reconheçamos neles as luzes que faltam no nosso!

Também convivemos estes dias com vários membros de comunidades, movimentos e instituições que de várias maneiras estão envolvidos no testemunho e no serviço. Visitando as atividades relacionadas com a igreja na região de Chablais e na Riviera vaudoise, nos alegramos com seu compromisso com a vida da comunidade, com a oração e com a educação. Inspiramo-nos também na fecundidade das atividades comuns a várias Igrejas.

Fomos encorajados pelo apoio à nossa iniciativa dos líderes de nossas Igrejas que abriram seus corações para nós e declararam sua esperança para a Igreja. Oramos pelos líderes de todas as Igrejas para que a paz de Cristo habite em todos.

O que aprendemos nesses poucos dias?

• Na partilha das nossas caminhadas de vida e fé, exprimimos as nossas dores. Somos parte de um Corpo ferido. A indiferença de muitos e a descoberta de abusos de todos os tipos estão causando um terremoto espiritual. Uma espiritualidade autêntica dá sentido à dor, unindo nossas fraquezas à vulnerabilidade de Cristo, que as tomou todas sobre si. Sem olhar constantemente para a cruz pela qual ele nos reconciliou, não podemos receber o dom da presença viva do Ressuscitado, nem podemos progredir para a unidade que ele quer.

• Regozijamo-nos com a presença de vários jovens das nossas Igrejas. Sua busca de Deus nos inspira. Com eles queremos ajudar-nos mutuamente a ser testemunhas credíveis de Cristo ressuscitado.

• O compartilhamento de nossas histórias de fé renovou nossos relacionamentos uns com os outros. É nosso desejo que as nossas famílias, comunidades e paróquias possam experimentar este fecundo exercício.

• Ampliamos nossos encontros entre Igrejas. O Fórum Cristão busca construir pontes entre os dois movimentos que marcaram o século XX: o movimento ecumênico e o movimento evangélico-pentecostal. Perguntemo-nos sempre quem falta à mesa da fraternidade cristã!

• Afirmamos a dignidade de cada ser humano criado à imagem de Deus. Com vários movimentos queremos, numa relação de amizade e acompanhamento, encontrar Cristo nos marginalizados, nos jovens desesperados, nos migrantes, nas prostitutas e em tantos outros necessitados e em busca.

• Refletimos sobre nossa relação com a criação, fruto de nossa vocação. Projetos concretos estão sendo realizados por associações cristãs que estão ansiosas para propor seus serviços às paróquias.

• Hoje Cristo quer que sejamos peregrinos uns com os outros, porque todos nos tornamos frágeis. Não deixemos para amanhã o seu chamado para vivermos juntos a missão que ele nos confiou… lembrando-nos que ela se aplica antes de tudo a nós mesmos: nós somos a missão de Cristo!

Por isso dizemos às Igrejas, comunidades e movimentos da Suíça francófona:

Compartilhe com confiança o que Cristo é para você!

Procure descobrir-se mutuamente na verdade!

Rezem sem cessar e ouçam juntos a Palavra de Deus!

Atreva-se a cruzar as fronteiras que nos separam para testemunhar, na comunhão de amor, Cristo que nos liberta e quer que todos cheguem ao conhecimento da sua verdade!

Busque novos caminhos para se unir a Cristo que nos espera em cada irmão e irmã, e em particular naqueles que são os mais necessitados!

Proclame com coragem a esperança liberada pela ressurreição de Jesus a todos aqueles que desesperam do sentido da vida!

Dar passos concretos não resolverá tudo, mas nos ajudará a mudar nossos corações e a maneira como nos olhamos, dissipar alguns preconceitos e lidar com mais serenidade com nossas diferenças!

Nosso Comentário:

Os adventistas têm algum negócio envolvendo espírito ecumênico de simpatia com Roma?

Link Profético:

“Através dos dois grandes erros, a imortalidade da alma e a santidade do domingo, Satanás colocará o povo sob seus enganos. Enquanto o primeiro lança as bases do espiritismo, o segundo cria um vínculo de simpatia com Roma”. Grande Conflito , página 588.1.