Com uma aboragem polêmica Pr Adventista pede a Igreja que remodele as três mensagens angélicas


Como cristãos adventistas do sétimo dia, um princípio central de nossa teologia é a mensagem dos três anjos encontrada em Apocalipse 14. À luz dos eventos mundiais atuais, muitos adventistas estão experimentando sentimentos de medo, dúvida ou desânimo em relação ao fim dos tempos. Reconhecendo isso, Ganoune Diop, diretor de relações públicas e liberdade religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia Mundial, fez uma apresentação especial na reunião do Conselho Anual de quarta-feira, desafiando os membros da igreja a avaliar seus próprios equívocos teológicos e reformular o Apocalipse como uma mensagem de esperança, em vez de transformá-lo em uma arma de julgamento ou medo.

O Concílio Anual é uma reunião anual do Comitê Executivo da Igreja Adventista, o segundo maior corpo governante da denominação. Este ano foram realizados online e pessoalmente, devido à pandemia COVID-19 em curso.

“Deus levantou o movimento adventista do sétimo dia para levar uma mensagem de esperança a todo o mundo antes da segunda vinda de Jesus Cristo!” ele encorajou.

Ele começou sua apresentação descrevendo a situação global atual, incluindo a crise de saúde da COVID, a crise climática, a crise econômica e geopolítica global, a crise de migração e deslocamento, questões de racismo, discriminação e crimes contra a humanidade, bem como a insegurança alimentar e escassez de água. Embora esse esboço afirmasse que é natural que as pessoas tenham medo, ele deixou claro que o medo não é necessário.

“Essas crises são algo que podemos enfrentar, confiantes de que Jesus está conosco”, disse ele, confiante. “É por isso que Ele diz à igreja de Filadélfia em Apocalipse 3:10: 'Eu te guardarei desde a hora da prova.'”

“Há também outra crise cósmica. . . expressa no livro do Apocalipse por meio de uma linguagem apocalíptica, mas no Novo Testamento por meio de uma linguagem simples ”, continuou ele.

Enfocando então a “crise cósmica” que se desdobra em Apocalipse capítulo 5, Diop destacou como Jesus - o Leão de Judá e o Cordeiro que foi morto - é o único digno de abrir o livro (versículo 5). Além disso, o simbolismo do Cordeiro com “sete chifres e sete olhos” (versículo 6) indica a onipotência e onisciência de Jesus. Esta verdade deve nos dar esperança.

“Aqui vemos que há adoração e louvores de celebração porque o Cordeiro venceu!” declarou Diop. “A salvação inclui a reversão do desespero, resolução da crise cósmica, restauração do reino de Deus, restituição da dignidade e função sacerdotal, a reintegração de reis e a reunião de nossa família cósmica.”

Diop diz que entender a esperança contida no capítulo 5 deve informar nossa compreensão do capítulo 14 - o que ele descreve como o “coração do Apocalipse”.

“Mesmo uma avaliação superficial de seu contexto revela os seguintes temas”, ele começou. “Criação, redenção, julgamento, a derrota de Satanás, a morte dos perseguidores e opressores do povo de Deus, uma bênção de Jesus e do Espírito Santo, a proteção e selamento do povo de Deus, os mandamentos de Deus. . . um êxodo escatológico, julgamento, um dia de expiação, até mesmo a festa final dos tabernáculos. Tudo isso somente em Apocalipse 14! ”

Expandindo alguns desses temas, Diop explicou como tudo isso é expresso em uma mensagem de esperança. “Há alegria neste capítulo! É a primeira visão da celebração dos 144.000! Isso prova que a missão de Deus terá sucesso, haverá redenção para todas as nações, tribos e povos! Não precisamos ter medo. ”

Ele então alertou os telespectadores como a adoção de uma atitude de medo pode distorcer a teologia, escatologia e comportamento adventista, especialmente em torno de tópicos quentes como a marca da besta ou o selo de Deus, fazendo com que os adventistas se tornem desamorosos e críticos.

“Aqueles que confundem eventos futuros com a realidade atual descartam relacionamentos com outros cristãos, por exemplo, como desnecessários e inúteis. Eles confundem outros cristãos com futuros inimigos e agem como se seu destino já estivesse selado e, além disso, que a marca da besta já está fixada naqueles que não guardam o sábado bíblico. Esta falácia hermenêutica fundamental obscurece seu pensamento quanto à fé, esperança e amor. ”

O ensino consistente de Ellen White sobre a marca da besta torna a situação muito clara, quando ela diz:

“Ninguém recebeu ainda a marca da besta. O tempo de teste ainda não chegou. Existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, sem exceção da comunhão católica romana. Ninguém é condenado até que tenha recebido a luz e visto a obrigação do quarto mandamento. Mas quando o decreto for emitido impondo o falso sábado, e o alto clamor do terceiro anjo advertir os homens contra a adoração da besta e sua imagem, a linha será claramente traçada entre o falso e o verdadeiro. Então, aqueles que ainda continuam em transgressão receberão a marca da besta ”(Evangelismo, 234).

Além disso, seu ensino sobre o selo de Deus é o seguinte:

“Agora é a hora de se preparar. O selo de Deus nunca será colocado na testa de um homem ou mulher impura. Nunca será colocado na testa de um homem ou mulher ambicioso e amante do mundo. Nunca será colocado na testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem estar sem mancha diante de Deus - candidatos ao céu ”(Testimonies for the Church 5: 216).

Ao destacar essas passagens, Diop enfatizou que tudo o que ele estava dizendo é “realmente profundamente sobre a soberania e suficiência, e as atividades seladoras e santificadoras de Deus”, e que tentar ganhar nossa salvação ou predizer o futuro vai contra este princípio.

“Quando os anjos expulsos do céu invadiram o planeta Terra, eles vieram aqui para sabotar e desumanizar as pessoas criadas à imagem de Deus”, disse ele. “O Espírito de Deus faz o contrário. No fim dos tempos, os demônios usarão qualquer meio para romper o vínculo entre Deus e os criados à imagem de Deus. ”

A motivação de Satanás para cortar esse vínculo entre Cristo e seus seguidores é tão forte que em Apocalipse 12-13, “Satanás decidiu destruir Cristo e, assim, impedir que a salvação se tornasse uma realidade, para erradicar todos os sinais que apontam para Cristo”, disse Diop.

Ele continuou: “Em Apocalipse 13, descreve como Satanás persegue os cristãos por meio de perseguição e engano e até consegue derrotar muitos - os mártires de Apocalipse 13: 7. No capítulo 13, Satanás usa entidades políticas e religiosas para torná-los seus aliados, para perseguir e alienar os santos e produzir trindades e entidades falsas que tentam imitar e usurpar a autoridade de Deus ”.

Como Ellen White diz em Testemunhos para a Igreja 9:11:

“As agências do mal estão combinando suas forças e se consolidando. Eles estão se fortalecendo para a última grande crise. Grandes mudanças ocorrerão em breve em nosso mundo, e os movimentos finais serão rápidos. ”

Apesar dessas dificuldades, Diop encorajou os telespectadores que, se o vínculo entre Cristo e seus seguidores for forte, Satanás não terá poder. Ao desenvolver um relacionamento pessoal com Cristo e enfocar Nele de todo o coração, as distrações - seja em pequena escala ou na arena geopolítica global - podem ser silenciadas e o medo erradicado.

“Independentemente das circunstâncias, podemos levar uma mensagem de esperança, mas não só. Devemos também acreditar nesta mensagem ”, ele insistiu. “Há mais em Apocalipse 14 do que aparenta. Que todos nós, como adventistas, possamos viajar por todo o mundo e compartilhar que a esperança está chegando - e que Jesus é a nossa esperança. ”
ann

Nota  
Ganoune Diop, Diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, virou alvo de criticas por alguns Adventistas conservadores. Ainda essa semana iremos explicar melhor o assunto aqui no Blog do Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário