Deus responde ao pecado com desastres naturais


“Mas o Senhor enviou um grande vento ao mar, e houve uma forte tempestade no mar, de modo que o navio estava prestes a se partir.” Jonas 1: 4.

Nesta passagem em particular, lemos que o Senhor enviou uma tempestade do tipo furacão, possivelmente de categoria 5, para o navio em que o profeta Jonas estava. A pergunta é por que o Senhor enviou essa tempestade para Jonas? Bem, se você se lembra, Jonas estava em rebelião contra Deus, assim como nosso mundo está hoje. Jonas estava indo na direção errada de onde Deus ordenou que ele fosse, assim como nosso mundo também está. E Jonas acreditava que poderia obter uma sensação de paz e segurança fugindo de Deus ao embarcar no navio e embarcar em sua jornada. Assim é hoje, os homens hoje imaginam-se acreditando que estão seguros em uma sociedade sem Deus e imoral - livre de qualquer responsabilidade para com Deus.

 O que aconteceu ao lado de Jonas? O Senhor enviou uma grande tempestade com raios, ventos fortes e chuva cegante que colocou o navio e seus passageiros em grande risco. O navio foi jogado para frente e para trás pelas ondas barulhentas a ponto de estar prestes a "quebrar".

Então, o que os passageiros fizeram? Veja as semelhanças entre esta história bíblica e o que o mundo está fazendo hoje em meio a nossos desastres naturais.

“Então os marinheiros ficaram com medo e clamaram cada um ao seu deus ... Então o comandante do navio aproximou-se dele (Jonas) e disse-lhe: Que estás a dizer, ó tu que dormes? levanta-te, invoca teu Deus, se é que Deus pensa em nós, para que não pereçamos. ” Jonas 1: 5, 6.

O que os passageiros fizeram? Eles começaram a orar fervorosa e apaixonadamente a seus deuses para parar a tempestade. Mas NENHUMA de suas orações foi respondida. Hoje temos literalmente milhões de pessoas orando por Las Vegas, Orlando, San Bernardino, Houston, Porto Rico, Flórida, Paris, Londres, Berlim e a lista continua indefinidamente. Parece que nossas orações hoje não estão sendo respondidas. Oramos por paz, prosperidade, segurança e cura - mas e quanto a orar por arrependimento, perdão e pelo afastamento do pecado e da rebelião?

“E diziam cada um ao seu companheiro: Vem e lancemos sortes, para que saibamos por quem está este mal sobre nós. Então, eles lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. ” Jonas 1: 7.

Os passageiros do navio lançaram a sorte, e Deus controlou a sorte, e a sorte caiu sobre quem? Em Jonah, o culpado. Deus colocou o dedo no responsável pela grande tempestade que colocou em risco a vida de todos. Deus não apenas revelou a origem e a causa do desastre natural, mas o próprio Jonas confessou e declarou que seu pecado foi a causa da tempestade quando disse:

“Pega-me e lança-me ao mar; assim o mar se acalmará para vocês, porque eu sei que por minha causa esta grande tempestade está sobre vocês. ” Jonas 1:12.

É verdade que o pecado causa desastres naturais. Deus enviou um julgamento contra Jonas por sua desobediência na forma de uma poderosa tempestade. O pecado traz tempestades e tormentas em nossas vidas. O pecado pode trazer ventos violentos de conflito para nossas famílias e igrejas. O pecado pode até trazer calamidades e desastres para nossa nação.

Veja o que está acontecendo hoje - terremotos históricos, inundações históricas, tempestades históricas, tiroteios em massa históricos, atos históricos ininterruptos de terrorismo e violência e motins que estão aumentando diariamente e semanalmente. Não é por acaso que esses eventos estão ocorrendo em conjunto com a decadência moral e ilegalidade que também está aumentando em nosso mundo.

E assim como os passageiros que viajavam com Jonas foram incapazes e incapazes de preservar sua paz e segurança, também hoje a humanidade é incapaz de diminuir o ritmo ou a intensidade dos desastres naturais e anormais que estamos presenciando. Os homens seriam sábios se acordassem de seus pecados. Lembre-se, Jonas estava dormindo em seu pecado e Deus tem muitas maneiras de trazer à luz os pecados ocultos que pensamos que ninguém pode ver. Deve haver arrependimento, o que significa que devemos parar de fazer as coisas que são erradas e começar a fazer as coisas certas.

“A menos que vocês se arrependam, todos vocês morrerão da mesma forma.” Lucas 13: 5.

Nosso Deus é soberano e Ele governa e reina sobre Sua criação. Ele traz julgamento às nações com a esperança de que vejam o erro de seus caminhos iníquos e se arrependam. E sempre que nossos pecados aumentam e se tornam mais graves, sem nenhum sinal de arrependimento, os julgamentos de Deus ficam cada vez piores.

“Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, quando a terra pecar contra mim, pecando gravemente, estenderei a minha mão sobre ela, e partirei o seu pão, e enviarei fome sobre ele, e irá exterminar o homem e os animais. ” Ezequiel 14:12, 13.

Isso descreve não apenas a América, mas o resto do mundo com muita precisão. Abandonamos a lei de Deus e zombamos de Sua graça e misericórdia. Qualquer que seja o mal na terra ou sobre nós, há uma razão para isso. Devemos orar e reconhecer que em muitos casos o pecado é a causa de nossos problemas. Muito freqüentemente, Deus responde ao pecado contínuo e impenitente com desastre. A boa notícia é que cura, perdão e paz são prometidos quando nos voltamos para Ele com humildade e arrependimento.

“Se eu cerrar o céu para que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; Se meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar minha face e se converter de seus caminhos iníquos; então ouvirei do céu, perdoarei seus pecados e curarei sua terra. ” 2 Crônicas 7:13, 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário