Família- Morar junto sem ser casado


Por favor, esclareça o que a Bíblia diz sobre viver juntos sem ser casado. Desde criança, casar significava ir ao tribunal, seguido de uma bênção na igreja. Recentemente me mudei para os Estados Unidos, conheci alguém e agora moramos juntos. Meu parceiro não é cristão, mas eu sou. Gostaríamos de nos casar, mas ainda não podemos fazê-lo devido ao nosso status de imigração, mas estamos comprometidos um com o outro. Meu pai diz que o que estou fazendo não é aceitável para Deus. Nos Estados Unidos, porém, conheci vários casais que não são casados, vivem juntos e são aceitos pela igreja. Quando leio a Bíblia, tenho a impressão de que naquela época não existia casamento, pelo menos não como hoje. Acredito que o conceito de casamento mudou ao longo do tempo, dependendo das circunstâncias. Eu também acredito que o casamento é opcional, embora gostaríamos de nos casar em algum momento no futuro. Posso considerar meu atual arranjo de moradia como um casamento e ter um casamento de verdade mais tarde? Obrigado por esclarecer este assunto.

Obrigado por reservar um tempo para nos escrever sobre um assunto tão importante e pessoal. Em resposta direta à sua pergunta, nada mudou na Bíblia sobre a intenção original de Deus para o casamento, a família e a sexualidade, independentemente de como as pessoas – dentro e fora da igreja – possam estar vivendo e se comportando atualmente. Uma boa regra para o cristão é sempre verificar a Palavra de Deus, em vez de copiar o estilo de vida de pessoas que professam ser seguidores de Cristo.

Em Gênesis 2:24, 25 a Bíblia compartilha o relato do primeiro casal que foi criado por Deus e casado por Deus, quando diz: “Portanto deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se unirão à sua mulher. tornar-se uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e sua mulher, e não se envergonhavam.” 1 Posteriormente, se formos ao Novo Testamento – muito depois do livro de Gênesis e do restante do Antigo Testamento ter sido escrito – Jesus cita esta mesma passagem das Escrituras aos fariseus em Mateus 19:4-6: “E Ele respondeu e disse: para eles: 'Vocês não leram que Aquele que os criou no princípio “os fez homem e mulher” e disse: “Por esta razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”? Então, eles não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não o separe o homem.'”

Assim, apesar de centenas de anos entre a escrita do livro de Gênesis e o livro de Mateus, podemos ver claramente que não houve mudanças nas expectativas de Deus em relação ao casamento. De fato, o apóstolo Paulo prossegue dizendo em 1 Coríntios 7:1, 2: “Agora, no que diz respeito aos assuntos sobre os quais escrevestes: 'É bom ao homem não ter relações sexuais com mulher.' Mas por causa da tentação da imoralidade sexual, cada homem deveria ter a sua própria esposa e cada mulher o seu próprio marido” (ESV). 2 Mais uma vez, esta passagem bíblica indica inequivocamente que para as pessoas serem um casal e viverem juntas legalmente aos olhos de Deus, devem ser casadas ou arriscar-se a viver vidas sexualmente imorais.

Acreditamos que Deus ama você e quer salvar você e seu parceiro, independentemente do que aconteceu ou está acontecendo em suas vidas. E o facto de uma igreja cristã poder aceitar na sua comunhão um casal que vive junto e não é casado não indica necessariamente que esteja a tolerar o seu comportamento. Pelo contrário, ao acolher tal casal, a igreja demonstra interesse na sua salvação e estimula-os a compreender e aceitar os caminhos de Deus. Nesta nota, a Bíblia diz em 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Você está em nossas orações ao aceitar a vontade e o poder de Deus em sua vida para poder viver para honrá-Lo em tudo o que você faz.

Willie Oliver, PhD, CFLE, ministro ordenado, conselheiro pastoral e sociólogo da família, é diretor do Departamento de Ministérios da Família na sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Elaine Oliver, PhDc, LCPC, CFLE, conselheira clínica profissional licenciada, psicóloga educacional e educadora de vida familiar certificada, é diretora associada do Departamento de Ministérios da Família na sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário