Por que você não guarda o sábado, um folheto escrito pela Igreja Católica


O que se segue é uma reimpressão de um tratado originalmente escrito, impresso e distribuído em 1869 pela Igreja Católica, tentando mostrar aos protestantes que eles prestam homenagem à Igreja Católica guardando o domingo em vez do sábado do sétimo dia e, portanto, devem seguir suas outras tradições. Mostra efetivamente que não há autoridade bíblica para alguém guardar o domingo e que é a Igreja Católica que 'torna sem efeito o mandamento de Deus'.

Vou propor uma pergunta muito clara e séria, à qual eu rogo a todos os que professam seguir “a Bíblia e somente a Bíblia” que deem sua mais sincera atenção. É esta: Por que vocês não santificam o sábado?

O mandamento de Deus Todo-Poderoso está claramente escrito na Bíblia com estas palavras: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nele farás qualquer trabalho” (Exod. xx. 8,9) E novamente, “Seis dias se trabalhará; mas no sétimo dia vos será um santo dia, o sábado de descanso para o Senhor; todo aquele que nele fizer trabalho será morto. Não acendereis fogo nas vossas habitações no dia de sábado” (Êxodo 35:2, 3). Quão rigoroso e preciso é [pág. 4]Mandamento de Deus sobre esta cabeça! Nenhum trabalho deveria ser feito no dia que Ele escolheu separar para Si mesmo e santificar; Ele exigiu de Seu povo que nem mesmo acendesse fogo naquele dia. E, portanto, quando os filhos de Israel “encontraram um homem que ajuntava gravetos no dia de sábado”, “o Senhor disse a Moisés: Certamente o homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial” (Números 15:35). Sendo esse o mandamento de Deus, pergunto novamente: Por que você não o obedece? Por que você não santifica o sábado?



Você me responderá, talvez, que você santifica o dia de sábado; para isso, você se abstém de todos os negócios mundanos e vai diligentemente à igreja, faz suas orações e lê sua Bíblia em casa, todos os domingos de sua vida.

Mas o domingo não é o dia de sábado. Domingo é o primeiro dia da semana; o sábado era o sétimo dia da semana. Deus Todo-Poderoso não deu um mandamento de que os homens deveriam santificar um dia em sete; mas Ele nomeou Seu próprio dia e disse claramente: “Santificarás o sétimo dia; ” e ele atribuiu [pág. 5] uma razão para escolher este dia em vez de qualquer outro – uma razão que pertence apenas ao sétimo dia da semana e não pode ser aplicada aos demais. Ele diz: “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia; portantoo Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. Deus Todo-Poderoso ordenou que todos os homens descansassem de seu trabalho no sétimo dia, porque Ele também descansou naquele dia: Ele não descansou no domingo, mas no sábado. No domingo, que é o primeiro dia da semana, Ele começou a obra da criação. Ele não terminou; foi no sábado que Ele “ acabouSua obra que Ele havia feito; e descansou no sétimo dia de toda a obra que fizera; e Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criou e fez” (Gn 2:2, 3). Nada pode ser mais claro e fácil de entender do que tudo isso; e não há ninguém que tente negá-lo; é reconhecido por todos que o dia que o Deus Todo-Poderoso designou para ser santificado era o sábado, não o domingo. Por que você então santifica o domingo, e não o sábado?



Você vai me dizer que o sábado era o judaico [pg. 6] sábado, mas que o sábado cristão foi mudado para domingo. Mudado! mas por quem? Quem tem autoridade para mudar um mandamento expresso de Deus? Quando Deus falou e disse: Santificarás o sétimo dia, quem ousará dizer: Não, tu podes trabalhar e fazer todo tipo de negócios mundanos no sétimo dia; mas santificarás o primeiro dia em seu lugar? Esta é uma pergunta muito importante, que eu não sei como você pode responder.

Você é protestante e professa seguir a Bíblia e somente a Bíblia; e, no entanto, em um assunto tão importante como a observância de um dia em sete como um dia santo, você vai contra a letra clara da Bíblia e coloca outro dia no lugar daquele dia que a Bíblia ordenou. O mandamento de santificar o sétimo dia é um dos dez mandamentos; você acredita que os outros nove ainda são válidos; quem te deu autoridade para adulterar o quarto? Se você for consistente com seus próprios princípios, se você realmente seguir a Bíblia e somente a Bíblia, você deve ser capaz de produzir alguma parte do Novo Testamento na qual este quarto mandamento é expressamente alterado, ou pelo menos da qual você pode confiar com confiança [pág. 7]inferir que era a vontade de Deus que os cristãos fizessem aquela mudança em sua observância que você fez. Vejamos se tais passagens podem ser encontradas. Vou procurá-los nos escritos de seus próprios defensores, que tentaram defender sua prática neste assunto.



O primeiro texto que encontro citado sobre o assunto é este: “Ninguém vos julgue por causa de dias santos, ou de lua nova, ou de sábados” (Colossenses 2:16). Eu poderia entender um cristão bíblico argumentando a partir desta passagem, que não devemos fazer diferença entre sábado, domingo e todos os outros dias da semana; que sob a dispensação cristã todas essas distinções de dias foram abolidas; um dia era tão bom e tão santo quanto o outro; não haveria sábados, nem dias santos. Mas nenhuma sílaba diz sobre a obrigação do sábado ser transferido de um dia para outro.

2. Em segundo lugar, são citadas as palavras de São João: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor (Apoc. i. 10). É possível que alguém possa por um momento imaginar que aqui está uma regra segura e clara para mudar a festa semanal do sétimo para o primeiro dia? Este [pág. 8] a passagem é totalmente silenciosa sobre tal assunto; apenas nos dá autoridade bíblica para chamar algum dia em particular (nem mesmo diz qual dia) “o dia do Senhor”.

3. Em seguida, somos lembrados de que São Paulo ordenou a seus convertidos coríntios, “no primeiro dia da semana, reservem para eles, para que não haja reuniões” quando ele próprio vier (1 Coríntios 16:2). Como isso deve afetar a lei do sábado judaico? Ele ordena que um certo ato de esmola seja feito no primeiro dia da semana. Não diz absolutamente nada sobre não fazer certos outros atos de oração e adoração pública no sétimo dia.

4. Mas foi “no primeiro dia da semana” quando os discípulos estavam reunidos com as portas fechadas por medo dos judeus, e Jesus estava no meio deles; e, novamente, oito dias depois (isto é, no primeiro dia da semana seguinte) “os discípulos estavam dentro e Tomé com eles”, e Jesus novamente veio e ficou no meio (João 20:19, 26). ): isto é, foi na noite do dia da Ressurreição que nosso Senhor se mostrou pela primeira vez a muitos discípulos reunidos; e depois de oito dias Ele novamente se mostrou à mesma companhia, com a adição adicional [pg. 9]de São Tomás. O que há nesses fatos para acabar com a obrigação de santificar o sétimo dia? Nosso Senhor ressuscitou dos mortos no primeiro dia da semana e, no mesmo dia, à noite, Ele apareceu a muitos de Seus discípulos; Ele aparece novamente naquele dia [da] semana, e talvez também em outros dias no intervalo. Que os protestantes, se quiserem, santifiquem o primeiro dia da semana em grata comemoração daquele estupendo mistério, a Ressurreição de Cristo, e da evidência que Ele concedeu dar a Seus discípulos duvidosos; mas isso não é autoridade bíblica para deixar de santificar outro dia da semana que Deus ordenou expressamente que fosse santificado por outra razão totalmente diferente.




. Mas, por último, temos o exemplo dos próprios Apóstolos. “No primeiro dia da semana, reunindo-se os discípulos para partir o pão, Paulo lhes pregava, estando para partir no dia seguinte; e continuou a falar até meia-noite” (Atos 20:7). Aqui temos uma prova clara de que os discípulos se reuniram para a celebração da Santa Eucaristia e ouviram um sermão em um domingo. Mas há alguma prova de que eles não fizeram o [pg. 10] mesmo no sábado também? Não está expressamente escrito a respeito daqueles mesmos primeiros cristãos, que eles “continuavam diariamenteunânimes no templo, partindo o pão de casa em casa?” (Atos 2.46). E, de fato, não sabemos de outras fontes que, em muitas partes da Igreja, os cristãos antigos tinham o hábito de se reunir para o culto público, para receber a Sagrada Comunhão e para realizar os outros ofícios, em Sábados iguais aos domingos? Novamente, então, eu digo, que os protestantes mantenham santo, se quiserem, o primeiro dia da semana, a fim de que possam se assemelhar aos cristãos que estavam reunidos naquele dia no cenáculo em Troas; mas lembrem-se de que isso não pode livrá-los da obrigação de santificar outro dia que o Deus Todo-Poderoso ordenou que fosse santificado, porque naquele dia Ele “descansou de todo o Seu trabalho”.

Não conheço nenhuma outra passagem da Sagrada Escritura que os protestantes tenham o hábito de citar para defender sua prática de santificar o primeiro dia da semana em vez do sétimo; contudo, certamente aqueles que citei não são de molde a satisfazer qualquer homem razoável, que considera a palavra escrita de Deus como eles [pg. 11] professam considerá-lo, ou seja, como o únicomeio designado para aprender a vontade de Deus, e que realmente deseja aprender e obedecer a essa vontade em todas as coisas com humildade e simplicidade de coração. É absolutamente impossível que uma pessoa razoável e ponderada se satisfaça, pelos textos que citei, de que o Deus Todo-Poderoso pretendia que a obrigação do sábado sob a lei antiga fosse transferida para o domingo sob a nova. E, no entanto, os protestantes o transferem e nunca parecem ter o menor receio de que, ao fazê-lo, sejam culpados de quebrar um dos mandamentos de Deus. Por que é isso? Porque, embora eles falem tanto sobre seguir a Bíblia e somente a Bíblia, eles são realmente guiados nesse assunto pela voz da tradição. Sim, por mais que eles não tenham de fato nenhuma outra autoridade para alegar essa mudança tão importante.[pág. 12] (assim chamada) Reforma, quando aconteceu que aqueles que conduziram a mudança de religião neste país deixaram esta porção particular da fé católica, e praticam intocada.



Mas, se tivesse acontecido de outra forma, - algum dos “reformadores” teria colocado em sua cabeça denunciar a observância do domingo como uma corrupção e superstição papista, e insistir nisso que o sábado era o dia que Deus havia designado ser mantido santo, e que Ele nunca autorizou a observância de qualquer outro - todos os protestantes teriam sido obrigados em obediência ao seu princípio professado de seguir a Bíblia e somente a Bíblia, ou para reconhecer este ensino como verdadeiro, e voltar para a observância do antigo sábado judaico, ou então negar que exista qualquer sábado. E assim, da mesma forma, qualquer pessoa nos dias atuais que deva se dedicar, honestamente e sem preconceito, a elaborar para si uma forma de crença religiosa e praticar nossa palavra escrita de Deus, deve chegar ao mesmo resultado. conclusão: ele deve acreditar que o sábado judaico ainda é obrigatório na consciência dos homens, por causa do mandamento divino: “Santificarás o sétimo dia”; ou ele deve acreditar que nenhum sábado no[pág. 13] tudo é obrigatório para eles, por causa da injunção apostólica: “Ninguém vos julgue por causa de um dia de festa ou de sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. A uma ou outra dessas conclusões ele pode chegar honestamente; mas ele não saberia nada sobre um sábado cristão distinto do judaico, celebrado em um dia diferente e observado de maneira diferente, simplesmente porque a própria Escritura Sagrada em nenhum lugar fala de tal coisa.

Agora, lembre-se de que, em tudo isso, você me entenderia muito mal se pensasse que estou brigando com você por agir neste assunto com base no princípio verdadeiro e correto, em outras palavras, um princípio católico, a saber, a aceitação, sem hesitação, desse que foi transmitido a você por uma tradição ininterrupta. Eu não arrancaria de você um único daqueles pedaços e fragmentos da verdade divina que você reteve. Deus me livre! São as coisas mais preciosas que vocês possuem e, com a bênção de Deus, podem servir de pistas para tirá-los desse labirinto de erros em que se encontram envolvidos, muito mais por culpa de seus antepassados, três séculos atrás, do que por sua própria. O que eu brigo com você é, não sua inconsistência [pg. 14]em ocasionalmente agir de acordo com um princípio verdadeiro, mas sua adoção, como regra geral, de um falso. Você guarda o domingo, e não o sábado; e você o faz corretamente, pois essa era a prática de todos os cristãos quando o protestantismo começou; mas você abandonou outras observâncias católicas que eram igualmente universais naquele dia, preferindo as novidades introduzidas pelos homens que inventaram o protestantismo, à tradição invariável de mais de 1.500 anos. Nós o culpamos não por fazer do domingo seu feriado semanal em vez do sábado, mas por rejeitar a tradição, que é a única regra segura e clara pela qual essa observância pode ser justificada. No ato externo, fazemos o mesmo que vocês neste assunto; nós também não observamos mais o sábado judaico, mas o domingo em seu lugar; mas há uma diferença importante entre nós, que não fingimos, como você,livro , mas derivamo-lo de um professor vivo , e esse professor é a Igreja. Além disso, acreditamos que nem tudo o que Deus deseja que saibamos e façamos está escrito na Bíblia, mas também é uma palavra não escrita de Deus, na qual somos obrigados a acreditar e obedecer, assim como cremos e obedecemos. a própria Bíblia, de acordo com esse ditado [pg. 15] dos Apóstolos: “Permaneça firme e mantenha as tradições que você aprendeu, seja por palavra ou por nossa epístola”(2 Tessalonicenses ii 14). Nós, católicos, temos precisamente a mesma autoridade para santificar o domingo em vez do sábado, como temos para todos os outros artigos de nosso credo, a saber, a autoridade da “Igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade” (1 Tim. iii 15); considerando que vocês que são protestantes realmente não têm nenhuma autoridade para isso; pois não há autoridade para isso na Bíblia, e você não permitirá que possa haver autoridade para isso em qualquer outro lugar. Tanto você quanto nós, de fato, seguimos a tradição neste assunto; mas nóssiga-o, acreditando ser parte da palavra de Deus, e a Igreja ser seu guardião e intérprete divinamente designado; você o segue, denunciando-o o tempo todo como um guia falível e traiçoeiro, que muitas vezes “torna sem efeito o mandamento de Deus”. ~[FIM DO DOCUMENTO]
Nota: Sexta-feira à noite ao pôr-do-sol até sábado à noite ao pôr-do-sol é o 7º dia bíblico (dia de sábado) e é o único dia chamado assim nas escrituras. Não há uma palavra ou insinuação de transferência da solenidade do dia para outra na Bíblia. Deus abençoe aqueles que guardam o sábado do sétimo dia em espírito, verdade e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário