Igreja Católica admite que adventistas do sétimo dia estão guardando o verdadeiro sábado


“Se consultássemos APENAS a Bíblia, ainda teríamos que santificar o dia de sábado, isto é, o sábado, com os judeus, em vez do domingo; …” — A Course in Religion for Catholic High Schools and Academies, pelo Rev. John Laux MA, Benzinger Brothers, edição de 1936, Parte 1 .

“O domingo é uma instituição católica, e… só pode ser defendida segundo os princípios católicos…. Do início ao fim das Escrituras, NÃO há UMA ÚNICA passagem que justifique a transferência do culto público semanal do último dia da semana para o primeiro.” Imprensa Católica, 25 de agosto de 1900



“É bom lembrar aos presbiterianos, batistas, metodistas e todos os outros cristãos, que a Bíblia não os apóia em nenhum lugar na observância do domingo. O domingo é uma instituição da Igreja Católica Romana, e aqueles que observam o dia observam um mandamento da Igreja Católica”. Priest Brady, em um endereço, relatado no Elizabeth, NJ 'News' em 18 de março de 1903.

“Os protestantes não percebem que, ao observar o domingo, eles aceitam a autoridade do porta-voz da Igreja, o Papa” (Our Sunday Visitor, 5 de fevereiro de 1950).

“É claro que a Igreja Católica afirma que a mudança [do sábado para o domingo] foi um ato dela… E o ato é uma marca de sua autoridade eclesiástica em coisas religiosas” (HF Thomas, Chanceler do Cardeal Gibbons).

“O domingo é a nossa MARCA de autoridade… a igreja está ACIMA da Bíblia, e esta transferência da observância do sábado é prova desse fato” (Catholic Record of London, Ontário, 1º de setembro de 1923).



“Os protestantes … aceitam o domingo em vez do sábado como o dia para o culto público depois que a Igreja Católica fez a mudança … papa." Nosso visitante de domingo, 5 de fevereiro de 1950.

“É claro que essas duas citações antigas estão exatamente corretas. A Igreja Católica designou o domingo como o dia do culto corporativo e recebe todo o crédito – ou culpa – pela mudança.” This Rock, The Magazine of Catholic Apologetics and Evangelization, p.8, junho de 1997

P. Você tem alguma outra prova de que eles (protestantes) não são guiados pelas Escrituras?

R. Sim; tantos, que não podemos admitir mais do que um mero espécime nesta pequena obra. Eles rejeitam muito do que está claramente contido nas Escrituras, e professam mais do que não pode ser descoberto em nenhum lugar naquele Livro Divino.

P. Dê alguns exemplos de ambos?

A. Eles deveriam, se a Escritura fosse sua única regra, lavar os pés uns dos outros, de acordo com a ordem de Cristo, no capítulo 13. de São João; – eles devem guardar, não o domingo, mas o sábado, de acordo com o mandamento: “Lembre-se de santificar o dia de SÁBADO”; pois este mandamento não foi, nas Escrituras, mudado ou revogado;... Rev. Stephen Keenan, A Doutrinal Catechism; Nova York em 1857, página 101 Imprimatuer

P. Você tem alguma outra maneira de provar que a Igreja tem poder para instituir festivais de preceito?



R. Se ela não tivesse tal poder, ela não poderia ter feito aquilo em que todos os religiosos modernos concordam com ela; — ela não poderia ter substituído a observância do domingo, o primeiro dia da semana, pela observância do sábado, o sétimo dia, uma mudança para a qual não há autoridade bíblica. Rev. Stephen Keenan, Um Catecismo Doutrinário; Nova York em 1857, página 174

P. De que maneira podemos mostrar a um protestante que ele fala irracionalmente contra jejuns e abstinências?

R. Pergunte por que ele mantém o domingo, e não o sábado, como seu dia de descanso, já que ele não quer jejuar ou abster-se. Se ele responder que a Escritura o ordena a guardar o domingo, mas não diz nada sobre jejum e abstinência, diga-lhe que a Escritura fala do sábado ou do sábado, mas não dá nenhuma ordem em nenhum lugar sobre o domingo ou o primeiro dia da semana. Se, então, ele negligencia o sábado como um dia de descanso e santidade, e substitui o domingo em seu lugar, e isso apenas porque esse era o uso da Igreja antiga, ele não deveria, se deseja agir consistentemente, observar o jejum e a abstinência, porque a Igreja antiga assim ordenou? Rev. Stephen Keenan, Um Catecismo Doutrinário; Nova York em 1857, página 181

Pergunta: Qual é o dia de sábado?

Resposta: Sábado é o dia de sábado.

Pergunta: Por que observamos o domingo em vez do sábado?

Resposta: Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica transferiu a solenidade do sábado para o domingo”. – Rev. Peter Geiermann C.SS.R., The Convert's Catechism of Catholic Doctrine, p. 50



P. Um protestante sensato não deve duvidar seriamente, quando descobre que mesmo a Bíblia não é seguida como regra por seus correligionários?

R. Certamente, quando ele os vê batizar crianças, revogar o sábado judaico e observar o domingo para o qual [pág. 7] não há autoridade bíblica; quando ele os encontra negligenciar lavar os pés uns dos outros, o que é expressamente ordenado, e comer sangue e coisas estranguladas, que são expressamente proibidas nas Escrituras. Ele deve duvidar, se é que pensa. …

P. O protestante não deveria duvidar quando descobre que ele mesmo tem a tradição como guia?

R. Sim, se ele apenas refletisse que não tem nada além da Tradição Católica para santificar o domingo; … Controversial Catechism by Stephen Keenan, New Edition, revisado pelo Rev. George Cormack, publicado em Londres por Burns & Oates, Limited – New York, Cincinnati, Chicago: Benzinger Brothers, 1896, páginas 6, 7.

“A Igreja, por outro lado, depois de mudar o dia de descanso do sábado judaico, ou sétimo dia da semana, para o primeiro, fez o Terceiro Mandamento referir-se ao domingo como o dia a ser santificado como o Dia do Senhor. O Concílio de Trento (Sess. VI, cân. xix) condena aqueles que negam que os Dez Mandamentos são obrigatórios para os cristãos”. The Catholic Encyclopedia, Commandments of God, Volume IV, © 1908 por Robert Appleton Company, Online Edition © 1999 por Kevin Knight, Nihil Obstat – Remy Lafort, Censor Imprimatur – + John M. Farley, Arcebispo de Nova York, página 153.

“A Igreja [Católica Romana] mudou a observância do sábado para o domingo por direito da autoridade divina e infalível dada a ela por seu fundador, Jesus Cristo. O protestante que afirma que a Bíblia é o único guia de fé, não tem garantia para observar o domingo. Neste assunto, o adventista do sétimo dia é o único protestante consistente”. The Catholic Universe Bulletin, 14 de agosto de 1942, p. 4.



“Todos nós acreditamos em muitas coisas em relação à religião que não encontramos na Bíblia. Por exemplo, em nenhum lugar da Bíblia encontramos que Cristo ou os Apóstolos ordenaram que o sábado fosse mudado de sábado para domingo. Temos o mandamento de Deus dado a Moisés para santificar o dia de sábado, que é o 7º dia da semana, sábado. Hoje, a maioria dos cristãos guarda o domingo porque nos foi revelado pela Igreja fora da Bíblia”. The Catholic Virginian, “To Tell You The Truth”, Vol. 22, No. 49 (3 de outubro de 1947).

“… você pode ler a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e não encontrará uma única linha autorizando a santificação do domingo. As Escrituras impõem a observância religiosa do sábado, um dia que nunca santificamos”. The Faith of Our Fathers, de James Cardinal Gibbons, Arcebispo de Baltimore, 88ª edição, página 89. Originalmente publicado em 1876, republicado e com Copyright em 1980 pela TAN Books and Publishers, Inc., páginas 72-73.

'Negue a autoridade da Igreja e você não terá nenhuma explicação ou justificativa adequada ou razoável para a substituição do domingo pelo sábado no Terceiro – Quarto Protestante – Mandamento de Deus… A Igreja está acima da Bíblia, e essa transferência da observância do sábado é prova desse fato”. Registro Católico, 1º de setembro de 1923. A Fé de Milhões

“Mas como o sábado, não o domingo, está especificado na Bíblia, não é curioso que os não-católicos que professam tomar sua religião diretamente da Bíblia e não da Igreja observem o domingo em vez do sábado? Sim, claro, é inconsistente; mas essa mudança foi feita cerca de quinze séculos antes do nascimento do protestantismo, e nessa época o costume era universalmente observado. Eles continuaram o costume, embora se baseie na autoridade da Igreja Católica e não em um texto explícito na Bíblia. Essa observância permanece como uma lembrança da Igreja Mãe da qual as seitas não católicas se separaram – como um menino fugindo de casa, mas ainda carregando no bolso uma foto de sua mãe ou uma mecha de seu cabelo. “Talvez a coisa mais ousada, a mudança mais revolucionária que a Igreja já fez, aconteceu no primeiro século. O dia santo, o sábado, foi mudado de sábado para domingo. O “Dia do Senhor” (dies Dominica) foi escolhido, não por qualquer direção observada nas Escrituras, mas pelo senso que a Igreja tem de seu próprio poder. O dia da ressurreição, o dia de Pentecostes, cinquenta dias depois, veio no primeiro dia da semana. Então este seria o novo sábado. As pessoas que pensam que as Escrituras devem ser a única autoridade, devem logicamente se tornar adventistas do 7º dia e santificar o sábado”. Então este seria o novo sábado. As pessoas que pensam que as Escrituras devem ser a única autoridade, devem logicamente se tornar adventistas do 7º dia e santificar o sábado”. Então este seria o novo sábado. As pessoas que pensam que as Escrituras devem ser a única autoridade, devem logicamente se tornar adventistas do 7º dia e santificar o sábado”. Sentinel, página do pastor, Igreja Católica de Santa Catarina, Algonac, Michigan, 21 de maio de 1995



“Se os protestantes seguissem a Bíblia, eles adorariam a Deus no sábado. Ao guardar o domingo, eles estão seguindo uma lei da Igreja Católica”. Albert Smith, Chanceler da Arquidiocese de Baltimore, respondendo pelo Cardeal, em carta datada de 10 de fevereiro de 1920. Igreja." Monsenhor Louis Segur, 'Plain Talk about the Protestantism of Today', p. 213.

Que pergunta importante o papado faz aos protestantes?

Os protestantes perguntaram repetidamente ao papado: “Como você ousa mudar a lei de Deus?”
Mas a questão colocada aos protestantes pela Igreja Católica é ainda mais penetrante.
Aqui está oficialmente: “”Você me dirá que o sábado era o sábado judaico, mas que o sábado cristão foi mudado para o domingo. Mudado! mas por quem? Quem tem autoridade para mudar um mandamento expresso do Deus Todo-Poderoso? Quando Deus falou e disse: Tu santificarás o sétimo dia, quem ousar dizer: Não, podes trabalhar e fazer todo tipo de negócios mundanos no sétimo dia; mas tu santificarás o primeiro dia em seu lugar?

Esta é uma pergunta muito importante, que eu não sei como você pode responder.

Você é um protestante, e você professa seguir a Bíblia e somente a Bíblia; e ainda em um assunto tão importante como a observância de um dia em sete como um dia santo, você vai contra a letra clara da Bíblia, e coloca outro dia no lugar daquele dia que a Bíblia ordenou. santo o sétimo dia é um dos dez mandamentos; você acredita que os outros nove ainda são obrigatórios; quem lhe deu autoridade para adulterar o quarto? Se você é consistente com seus próprios princípios, se você realmente segue a Bíblia e somente a Bíblia, você deve ser capaz de produzir alguma parte do Novo Testamento em que este quarto mandamento seja expressamente alterado.”” *Library of Christian Doctrine: Por que você não santifica o dia de sábado? (Londres: Burns and Oates, Ltd.), pp. 3, 4.

“Há apenas uma igreja na face da terra que tem o poder, ou reivindica poder, para fazer leis obrigatórias para a consciência, obrigatórias diante de Deus, obrigatórias sob a pena do fogo do inferno. Por exemplo, a instituição do domingo. Que direito tem qualquer outra igreja de guardar este dia? Você responde em virtude do terceiro mandamento (o papado eliminou o 2º em relação à adoração de imagens esculpidas, e chamou o 4º de 3º), que diz 'Lembra-te de santificar o dia de sábado'. Mas o domingo não é o sábado. Qualquer estudante sabe que domingo é o primeiro dia da semana. Tenho repetidamente oferecido mil dólares a qualquer um que prove apenas pela Bíblia que o domingo é o dia que devemos guardar, e ninguém pediu o dinheiro. Foi a santa Igreja Católica que mudou o dia de descanso de sábado, sétimo dia, para domingo, primeiro dia da semana”. – T. Enright, CSSR, em uma palestra proferida em 1893.



“É claro que a Igreja Católica afirma que a mudança foi um ato dela. E o ato é uma marca de seu poder eclesiástico e autoridade em assuntos religiosos”. CF Thomas, Chanceler do Cardeal Gibbons, em resposta a uma carta sobre a mudança do sábado, 11 de novembro de 1895.

“A tradição, não as Escrituras, é a rocha sobre a qual a igreja de Jesus Cristo é edificada.” Adrien Nampon, Doutrina Católica conforme definido pelo Concílio de Trento, p. 157

“O Papa é de tão grande autoridade e poder que pode modificar, explicar ou interpretar até mesmo a lei divina”. O papa pode modificar a lei divina, pois seu poder não é do homem, mas de Deus, e ele atua como vice-gerente de Deus na terra” Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca, art. Papa, II, vol. VI, pág. 29.

“O líder da Igreja Católica é definido pela fé como o Vigário de Jesus Cristo (e é aceito como tal pelos crentes). O Papa é considerado o homem na terra que “toma o lugar” da Segunda Pessoa do Deus onipotente da Trindade”. João Paulo II, Cruzando o Limiar da Esperança, p. 3, 1994

“…a intuição pastoral sugeriu à Igreja a cristianização da noção de domingo como “o dia do sol”, que era o nome romano para o dia e que se conserva em algumas línguas modernas.(29) Isso foi para desenhar afastar os fiéis da sedução dos cultos que cultuavam o sol, e dirigir a celebração do dia a Cristo, o verdadeiro “sol” da humanidade”. João Paulo II, Dies Domini, 27. The day of Christ-Light, 1998 (Líderes protestantes proeminentes concordam com esta declaração – Veja aqui uma declaração do Dr. ET Hiscox, autor do 'Manual Batista')

“O Sol era um deus principal com os pagãos… O sol tem adoradores nesta hora na Pérsia e em outras terras…. Há, na verdade, algo real, real sobre o sol, tornando-o um emblema adequado de Jesus, o Sol da Justiça. Portanto, a igreja nesses países parece ter dito: 'Mantenha esse antigo nome pagão [domingo]. Permanecerá consagrado, santificado.' E assim o domingo pagão, dedicado a Balder, tornou-se o domingo cristão, sagrado para Jesus”. William Gildea, Doutor em Divindade, The Catholic World, março de 1894, p. 809

“A manutenção do antigo nome pagão de Dies Solis, pois o domingo é, em grande parte, devido à união do sentimento pagão e cristão com o qual o primeiro dia da semana foi recomendado por Constantino a seus súditos – pagãos e cristãos. – como o 'venerável' dia do sol.” Arthur P. Stanley, History of the Eastern Church, p. 184

“Quando São Paulo repudiou as obras da lei, ele não estava pensando nos Dez Mandamentos, que são tão imutáveis ​​quanto o próprio Deus, que Deus não poderia mudar e ainda permanecer o Deus infinitamente santo.” - Our Sunday Visitor, outubro 7, 1951.



“Pergunta: Como você prova que a Igreja tem poder para ordenar festas e feriados? Resposta: Pelo próprio ato de mudar o sábado para o domingo, que os protestantes permitem; e, portanto, eles se contradizem com carinho, mantendo o domingo estritamente e quebrando a maioria das outras festas ordenadas pela mesma Igreja. Henry Tuberville, Um Resumo da Doutrina Cristã (aprovação de 1833), p.58 (Mesma declaração no Manual of Christian Doctrine, ed. por Daniel Ferris [1916 ed.], p.67)

“Alguns teólogos sustentam que Deus também determinou diretamente o domingo como o dia de adoração na NOVA LEI, que ele mesmo substituiu explicitamente o domingo pelo sábado. Mas esta teoria é totalmente abandonada. Agora é comumente aceito que Deus simplesmente deu à Sua igreja o poder de separar qualquer dia ou dias que ela considerasse adequados como dias santos. A igreja escolheu o domingo, o primeiro dia da semana, e com o passar do tempo acrescentou outros dias como dias santos”. – Vincent J. Kelly, Domingo Proibido e Ocupações do Dia da Festa, Washington, DC, Imprensa da Universidade Católica da América, Estudos em Teologia Sagrada, No. 70.,1943, p. 2.

“Se consultássemos apenas a Bíblia, ainda teríamos que santificar o dia de sábado, isto é, o sábado, com os judeus, em vez do domingo; …” — A Course in Religion for Catholic High Schools and Academies, pelo Rev. John Laux MA, Benzinger Brothers, edição de 1936, Parte 1. Do começo ao fim das Escrituras não há uma única passagem que justifique a transferência do culto público semanal do último dia da semana para o primeiro”. Imprensa Católica, 25 de agosto de 1900

“O sábado era sábado, não domingo. A Igreja alterou a observância do sábado para a observância do domingo. Os protestantes devem estar bastante intrigados com a guarda do domingo quando Deus disse distintamente: 'Santifique o dia de sábado'. A palavra domingo não aparece em nenhum lugar da Bíblia, então, sem saber, eles estão obedecendo à autoridade da Igreja Católica”. Canon Cafferata, O Catecismo Explicado, p. 89.

“A razão e o sentido exigem a aceitação de uma ou outra dessas alternativas: ou o protestantismo e a santificação do sábado, ou a catolicidade e a santificação do domingo. O compromisso é impossível.” John Cardinal Gibbons, The Catholic Mirror, 23 de dezembro de 1893.

“O Papa tem o poder de mudar os tempos, revogar as leis e dispensar todas as coisas, até mesmo os preceitos de Cristo. O Papa tem autoridade e muitas vezes a exerceu, para dispensar o comando de Cristo” (Decretal, de Tranlatic Episcop).

A Bíblia revela claramente que o sábado é sábado e não há suporte bíblico para a observância do domingo. Você pode ver, caro leitor, a chocante admissão da Igreja Católica sobre mudar a palavra de Deus e levar muitos à perdição. Você obedeceria à verdade ou seguiria as tradições e mentiras dos homens? É uma questão de história bíblica e secular que Deus nunca mudou Seu santo sábado ou transferiu sua solenidade para o domingo. Quem fez? Roma, em conjunto com a Igreja Católica Romana, mudou o sábado para o domingo! Em que você vai acreditar? A quem você vai seguir? O Deus da sua Bíblia — ou as tradições dos homens? A escolha, caro leitor, é sua.

Daniel 7:25 E proferirá grandes palavras contra o Altíssimo, e desgastará os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e as leis. Apocalipse 22:14 Bem-aventurados os que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e pode entrar na cidade pelas portas. 22:15 Porque fora estão os cães, os feiticeiros, os devassos, os homicidas, os idólatras e todo aquele que ama e mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário