O domingo é chamado de dia do Senhor três vezes em um importante jornal de Papua Nova Guiné


The National é um jornal popular em Papua Nova Guiné. Está disponível em versão impressa e online. Em 23 de dezembro de 2022, o The National publicou um artigo intitulado “É um Natal especial de novo”. Neste artigo, o domingo foi referido não uma, mas três vezes, como o Dia do Senhor. Não há dúvida de que este é um esforço para persuadir o povo de Papua Nova Guiné de que o domingo deve ser observado como dia de descanso. O jornal expressou o seguinte:


“O dia de Natal, 25 de dezembro, é neste domingo. Isso acontece uma vez em vários anos, por isso é muito especial para a maioria dos cristãos, principalmente os católicos, estar na igreja para marcar o nascimento de Jesus Cristo no Dia do Senhor, domingo . [1]

“Para a maioria dos cristãos liderados por católicos, seria especial estar na Igreja neste domingo para celebrar e reconhecer a mensagem do nascimento de Jesus Cristo no Dia do Senhor, domingo .” [1]

“ O domingo é quando os católicos e a maioria da cristandade se reúnem para comemorar a ressurreição do Senhor dentre os mortos e a conseqüente instituição da fé cristã. Quando o dia da comemoração do nascimento de Cristo, o dia de Natal, cai no dia do Senhor, isso torna as duas ocasiões duplamente especiais .” [1]

Não importa o quanto eles escrevam ou desejem que seja, simplesmente chamar o domingo de “dia do Senhor” não o torna assim. Mesmo assim, o domingo foi proclamado no jornal como o Dia do Senhor. Esta mensagem tem sido promovida pela mídia há anos em um esforço para encorajar as pessoas a irem à igreja aos domingos. Outros estão pedindo leis de fechamento de domingo para salvar nossa cultura. Não há como negar a crescente popularidade do movimento do descanso dominical e a tentativa de converter toda a população em observadores do domingo. Esta situação vai piorar nos próximos dias: “E para que ninguém compre ou venda, senão aquele que tiver a marca, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:17.

O sábado sob uma perspectiva bíblica: domingo ou sábado?

Jesus: “E chegou a Nazaré, onde fora criado; e, segundo o seu costume, entrou na sinagoga no dia de sábado e levantou-se para ler. Lucas 4:16.

Jesus declarou: “…O sábado foi feito para o homem* [grego: anthropos, humanidade]…” Marcos 2:27. “O Filho do homem é Senhor até do sábado” Mateus 12:8.

Deus ordenou: “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus” Êxodo 20:10.

Paulo: “E Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles, e três sábados discutiu com eles sobre as Escrituras.” Atos 17:2-3.

“E ele discutia na sinagoga todos os sábados e persuadia os judeus e os gregos” Atos 18: 4 .

Paulo declarou: “Resta, pois, um descanso [sábado] para o povo de Deus. Pois aquele que entrou em seu descanso também cessou de suas próprias obras, como Deus fez de suas ”Hebreus 4: 9, 10.

“Pois ele falou em certo lugar no sétimo dia... E Deus descansou no sétimo dia de todas as suas obras,” “E abençoou o dia do sábado, e o santificou.” Hebreus 4:4.

Paulo e os gentios: “E, saindo os judeus da sinagoga, rogavam os gentios que no sábado seguinte lhes fossem pregadas estas palavras. E no sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus”. Atos 13:42, 44.

O livro de Atos registra 84 sábados nos quais o apóstolo Paulo e seus associados realizavam serviços religiosos (Atos 18:4, 11). No entanto, não há uma palavra em toda a Bíblia que autorize a guarda do domingo no lugar do sábado do sétimo dia.

Discípulos: “E naquele dia era a preparação e o sábado se aproximava. E as mulheres também, que vieram com ele da Galiléia, seguiram depois, e viram o sepulcro, e como Seu corpo foi colocado. E voltaram e prepararam especiarias e unguentos; e descansou no sábado, conforme o mandamento” (Lucas 23:54-56).

Observe que Lucas, um escritor bíblico não judeu, aproximadamente 37 anos após a ressurreição de Cristo, ainda chamava o sábado (o sétimo dia da semana) de mandamento de Deus.

“E, passado o sábado, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago... bem cedo, no primeiro dia da semana, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol... E, entrando no sepulcro, viram um jovem...E disse-lhes: Não temais; Buscais a Jesus de Nazaré, que foi crucificado: ressuscitou”. (Marcos 16:1-6).

É sabido que o domingo era o dia da ressurreição. “O sábado havia passado” quando amanheceu. Assim, é evidente que o sábado é o sábado, um dia antes do domingo.

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mateus 5:17). “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, até que tudo seja cumprido” (Mateus 5:18).

Ao longo do Novo Testamento, há nada menos que 59 referências ao sábado.

O sábado na Nova Terra: “Porque, assim como os novos céus e a nova terra que eu farei permanecerão diante de mim, diz o Senhor, assim permanecerão a vossa descendência e o vosso nome; e acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor” (Isaías 66:22, 23).

The Encyclopedia Britannica: “Não há evidência de que nos primeiros anos do cristianismo houvesse qualquer observância formal do domingo como dia de descanso ou qualquer cessação geral do trabalho.” Edição de 1911 da Enciclopédia Britânica, Artigo: Domingo (www.1911encyclopedia.org).

Católico Romano: “Pergunta: Qual é o dia de sábado? Resposta: Sábado é o dia do Shabat. Pergunta: Por que observamos o domingo em vez do sábado? Resposta: Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica transferiu a solenidade do sábado para o domingo”. Peter Geiermann, Catecismo da Doutrina Católica do Convert, edição de 1957.

Católico Romano: “É claro que a Igreja Católica afirma que a mudança foi um ato dela… E o ato é uma MARCA de sua autoridade eclesiástica em assuntos religiosos.” HF Thomas, Chanceler do Cardeal Gibbons. 11 de novembro de 1895.

Origens N


Nenhum comentário:

Postar um comentário