terremotos em nossas vidas

O número de mortos nos dois terremotos de magnitude 7,8 e 7,5, respectivamente, que abalaram o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria na segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 , continua aumentando. A partir de hoje , 9 de fevereiro , as mortes causadas pelos terremotos já ultrapassam 16.000. As autoridades registram mais de 68.000 feridos e quase 300.000 deslocados pelo terremoto nas áreas controladas por El Asad na Síria. Os tremores já são os mais mortíferos da última década.

As pessoas ainda estão saindo dos escombros, mas a esperança está desaparecendo com o passar dos dias e das horas. Além de 72 horas após qualquer terremoto, a esperança de encontrar pessoas com vida reduz-se consideravelmente, ainda mais considerando as baixas temperaturas registradas durante a noite.

Testemunhas da catástrofe na Turquia dizem que ouvem os gritos das pessoas presas, mas não podem fazer nada . Não consigo imaginar a frustração, o sofrimento, o desespero, de saber que tem alguém lá embaixo, e não poder mexer nas pedras para tirá-lo de lá. Que desamparo!

Ao mesmo tempo, a alegria é indescritível ao conseguir resgatar uma pessoa presa nos escombros, como é o caso da menina de cinco anos resgatada nesta terça-feira na província turca de Hatay, que você pode ver na imagem acima. Milhares de mortos, mas também milhares de pessoas resgatadas. A esperança não morre, não pode morrer, mesmo que passem as horas! A esperança é o motor das equipes de resgate, que continuam trabalhando na área.

E qualquer um poderia se perguntar onde está Deus em momentos como este? Onde está em cada guerra, em cada desastre? E onde ele está quando uma criança morre? Onde, quando milhões de pessoas morrem de fome?
Onde está Deus?

Deus está bem ali, sofrendo conosco e disposto a nos ajudar. Está em cada mão estendida, em cada salvamento; em cada pessoa que ajuda a outra.

O culpado por trás das guerras e desastres naturais não é Deus. O mal não tem nada a ver com ele. É o seu antagonista. E, além disso, somos nós, seres humanos, que estamos convulsionando o mundo, maltratando uns aos outros, explorando e contaminando a natureza... Procuramos culpados e apontamos injustamente para Ele.

Deus nos deu liberdade, e nós a transformamos em licenciosidade.

O Senhor nos adverte em sua palavra sobre o que está por vir. E embora seja verdade que sempre houve guerras, doenças, desastres e fome, sabemos que no final dos tempos eles se intensificarão.

Mateus 24:7
"Porque nação se levantará contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em diversos lugares."

Marcos 13:8
“Porque nação se levantará contra nação, e reino contra reino; e haverá terremotos em vários lugares; e haverá fomes. Este é apenas o começo da dor".

Lucas 21:11
“{haverá} grandes terremotos, pragas e fome em vários lugares; e haverá terrores e grandes sinais do céu”.
Os terremotos da nossa vida

O mal é real. E Deus não tem nada a ver com ele. Em nossas próprias vidas sofremos terremotos que nos desalojam totalmente. Morte, doença, sofrimento... Podemos culpar a Deus, mas ele não é o culpado. Às vezes nem somos nós. Às vezes, o que os outros fazem nos afeta e nos prejudica. Um motorista bêbado que sobe na calçada e mata uma pessoa, não é culpa dela, mas ela sofre as consequências dele. Não é justo, mas a vida é assim em um mundo que decidiu se afastar de seu Criador.

É um absurdo buscar justiça na injustiça de um mundo injusto. (Sim, eu sei, parece um trava-língua, mas é assim mesmo, não é?) Temos expulsado Deus das escolas, dos lares e da sociedade. Penduramos falsos sinais na religião e a pintamos de preto com as ações de supostos religiosos que não o eram. Não podemos rejeitar o Senhor quando ele é, na verdade, tudo o que procuramos: amor, justiça, felicidade, paz, harmonia, bondade... Cristo foi (e é) tudo isso, e a verdadeira religião e os verdadeiros cristãos são uma reflexão. O inimigo nos engana e aponta para Deus, para a religião, para os falsos religiosos.

Este mundo é injusto e cheio de sofrimento. Mas em meio aos terremotos da vida, a esperança não morre, não pode. E não importa quantas horas passem. A esperança é o nosso motor. O que nos faz continuar, o que nos ajuda a viver e o que nos leva a ajudar os outros.

A nossa esperança está em Deus, porque este mundo tem prazo de validade, mas a vida eterna que ele nos propõe jamais passará.

Viver aqui com ou sem esperança é muito diferente. A esperança nos faz continuar. É por isso que precisamos viver com esperança e compartilhar essa esperança com os outros. Mesmo em meio à dor, a esperança é o que nos ajudará a sair em frente, dos escombros de qualquer terremoto da vida. E se perecermos, temos a esperança de uma vida melhor. Por isso... Vivamos com esperança!
esperança em desespero

Quando chegarem os momentos difíceis (que infelizmente sempre chegam), teremos duas opções: agarrar-se a Deus ou enfrentá-lo. Pessoalmente, acho impossível enfrentar. Você sabe porque? Porque no final, Deus é tudo que me resta. A única coisa que permanecerá imóvel quando tudo o mais cair.

Casamentos desfeitos; despejos; morte de familiares e amigos; doenças crônicas ou terminais... Terremotos em nossas vidas que abalam nosso mundinho e destroem nossas esperanças. Eles nos quebram por dentro. Eles nos enterram, nos afogam... Situações das quais sentimos que não podemos sair. Pelo menos não sozinho...

E tudo neste mundo tem prazo de validade. Tudo pode falhar. Absolutamente tudo, menos a Rocha dos séculos. Tudo, exceto nosso Deus imóvel.

2 Samuel 22:32 e Salmos 18:31
“Pois quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rocha, senão somente nosso Deus?

Salmos 62:7
“Em Deus {descansa} a minha salvação e a minha glória; A rocha da minha fortaleza, meu refúgio, está em Deus."

Salmos 71:3 “
Seja para mim uma rocha de refúgio, à qual eu possa ir continuamente; deste-te o mandamento de me salvar, porque és a minha rocha e a minha fortaleza”.

Isaías 26:4
"Confie no SENHOR para sempre, pois no SENHOR DEUS {temos} uma rocha eterna."

Salmos 94:22
"Mas o Senhor tem sido a minha fortaleza, e o meu Deus, a rocha do meu refúgio."
Nosso refúgio é Deus (Salmo 46)

E no meio do desespero, no meio do sofrimento, da dor, da angústia... LEMBRE-SE SEMPRE QUE:
1 Deus é nosso refúgio e fortaleza,
nosso socorro nas tribulações.

2 Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne,
E os montes se transfiram para o seio do mar;

3 Ainda que as suas águas rujam e se turbem,
e os montes estremeçam por causa da sua aspereza. Selá

4 Do rio suas correntes alegram a cidade de Deus,
o santuário das moradas do Altíssimo.

5 Deus está no meio dela; não será movido.
Deus a ajudará na luz da manhã.

(…)

10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;
serei exaltado entre as nações; Serei exaltado na terra.

11 Jeová dos exércitos está conosco;
Nosso refúgio é o Deus de Jacó.
Confie em Deus

Talvez nossos terremotos pessoais nos ofereçam uma margem maior que 72 horas... mas a agonia prolongada também é terrível.

Nesta vida, quando tudo desmoronar ao seu redor, olhe para cima e olhe para o céu. Existe o seu Criador; seu Salvador; o ser que mais te ama (sim, assim, com maiúscula) do universo.

Salmos 121:1-2
“Elevo os meus olhos para os montes; De onde vem minha ajuda? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”.

Quando relacionamentos que você pensava serem eternos desabam aos seus pés; quando as janelas dos seus sonhos forem quebradas; quando você sentir que o mundo está caindo sobre você... Aguente um pouco. Só um pouco mais. Olhe para cima, seu resgate está próximo. Segure-se em Deus, tenha esperança, confie.

Jó 11:18
«Tu terás confiança, porque há esperança; Você vai olhar em volta e descansar em segurança".

Enquanto as tempestades e terremotos chegam ou passam, viva confiando em Deus (e para confiar você deve trabalhar todos os dias em seu relacionamento pessoal). De sua mão poderosa você pode se levantar de qualquer coisa. Não há cataclismo forte o suficiente para destruí-lo, se sua vida estiver construída sobre a Rocha dos séculos. Confie em Deus .

E enquanto Cristo volta, para erradicar o mal e o sofrimento de uma vez por todas, use seu valioso tempo aqui para ajudar os outros. Você verá que quando nos preocupamos com os outros, nosso sofrimento pessoal diminui. Eles dizem que uma alegria compartilhada é dupla alegria, e uma tristeza compartilhada é meia tristeza. O certo é que a solidariedade e o amor o ajudarão a crescer como pessoa e a enfrentar melhor as próprias misérias, de mãos dadas com o Senhor.

Sejamos empáticos diante de tragédias da magnitude que milhares de pessoas no mundo estão vivendo por falta de alimentos, desastres naturais ou guerras. Que o Senhor nos ajude a viver com uma esperança ativa e solidária, como a de Jesus.

Se você deseja colaborar para aliviar o sofrimento das pessoas afetadas pelo terremoto na Turquia e na Sír

Nenhum comentário:

Postar um comentário