Papa diz que se as Igrejas não se unirem, o mundo não irá a frente


Em 6 de maio de 2022, o Papa Francisco falou ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Esta é a organização liderada pelo Vaticano encarregada de unir as diferentes igrejas de acordo com o Concílio Vaticano II. O Papa invocou a epidemia de COVID para justificar a mudança de nossa visão sobre a unidade e a necessidade de criar uma fraternidade global entre as diferentes religiões.

Não apenas a crise do Covid está sendo usada para mudar nossa política e economia, mas também nossa fé. O coronavírus está sendo usado pelo Papa Francisco para reforçar suas falsas noções sobre unidade religiosa, afirmando que as diferentes denominações, católicos romanos e protestantes, são uma. No entanto, a fraternidade universal do Papa Francisco vai além da fé cristã. Ele aspira a trazer todas as crenças religiosas, incluindo judeus, muçulmanos, hindus, budistas, zoroastrianos, ateus, agnósticos e adoradores da Mãe Terra em uma família. Em seu discurso, o Papa disse:


“ Um primeiro resultado ecumênico significativo da pandemia foi uma renovada consciência de pertencer a uma família cristã , uma consciência enraizada na experiência de compartilhar a mesma fragilidade e de poder confiar apenas na ajuda que vem de Deus. Paradoxalmente, a pandemia, que nos obrigou a manter distância uns dos outros, nos fez entender o quão próximos estamos na realidade e como somos responsáveis ​​uns pelos outros . É fundamental continuar a cultivar esta consciência e suscitar iniciativas que explicitem e alimentem este espírito de fraternidade”. [1]

Então o Papa Francisco disse que você não pode ficar com sua própria denominação. Você deve se conectar com outras religiões:


“ E sobre esta questão, gostaria de enfatizar que hoje, para um cristão, não é possível ou praticável ir sozinho com a própria denominação. Ou vamos juntos, todas as denominações fraternas, ou não avançamos de forma alguma . Hoje a consciência do ecumenismo é tal que não se pode pensar em caminhar no caminho da fé sem a companhia de irmãos e irmãs de outras Igrejas de comunidades eclesiais. E isso é uma grande coisa. Sozinho, nunca. Não conseguimos fazer isso. De fato, é fácil esquecer essa verdade profunda. Quando acontece com as comunidades cristãs, expõe-nos ao grave risco da presunção de auto-suficiência e auto-referencialidade, que são graves obstáculos ao ecumenismo. E nós vemos isso.Em alguns países há certos reavivamentos egocêntricos – por assim dizer – de certas comunidades cristãs que ou retrocedem ou não podem avançar . Hoje, ou caminhamos todos juntos ou não caminhamos. Essa consciência é uma verdade e uma graça de Deus ”.

Nesta declaração, o Papa Francisco eleva todas as igrejas ao mesmo nível. Segundo o Papa, todas as religiões cristãs são membros da mesma família. Ele continuou dizendo que abraçar essa consciência é uma “verdade e graça de Deus”. Verdade? Isso soa mais como heresia do que verdade. Não há nada de errado em tentar viver em paz e harmonia com os outros, mas a fraternidade global do Papa se dedica a despojar o cristianismo de sua distinção e verdade bíblica.

Tanto a verdade quanto o erro existem. Devemos ter a graça de reconhecer a realidade da verdade tanto quanto devemos reconhecer a existência do erro. Isso nos permite aceitar a verdade enquanto rejeitamos o erro. No entanto, o erro tomou o lugar da verdade de Deus em nossa cultura ecumênica moderna. A verdade da palavra de Deus está sendo desconsiderada, enquanto erros grosseiros estão sendo celebrados publicamente. Queremos viver em harmonia com os outros, mas não ao preço da verdade. Considere o que o povo fiel de Deus passou nos tempos bíblicos.

Em 2 Reis capítulo 10, lemos sobre como os adoradores de Baal e promotores do erro foram tratados de acordo com a “palavra do Senhor, que o Senhor falou sobre a casa de Acabe; seu servo Elias”. (2 Reis 10:10)Os 70 filhos de Acabe foram decepados (2 Reis 10:7).
Os líderes do rei de Judá foram cortados (2 Reis 10:13, 14).
Todos os adoradores de Baal foram exterminados (2 Reis 10:19-25).
Todos os ídolos de Baal foram destruídos (2 Reis 10:26).
A casa de Baal foi transformada em uma “casa de rascunho” ou banheiro público (2 Reis 10:27).
Baal foi erradicado de Israel (2 Reis 10:28).

Isso não era muito inclusivo. Pelos padrões de hoje, isso não era muito tolerante. Onde estava a solidariedade? Por que não houve diálogo ecumênico? Onde estava a “consciência” de que todos fazemos parte de uma família universal? Onde estava o amor? Independentemente de como os ecumenistas atuais se sentem sobre essas medidas, Deus se agradou e recompensou sua resolução de livrar Seu povo do erro (2 Reis 10:30).

O apóstolo Paulo sentia o mesmo sobre idolatria, falsas doutrinas e graves erros. Paulo não ficou impressionado com a diversidade da comunidade religiosa, poesia antiga, filósofos intelectuais, Jogos Olímpicos, arte ou belos edifícios arquitetônicos quando visitou a antiga cidade de Atenas, capital da Grécia e magnífica metrópole. Preste muita atenção ao que a Bíblia diz:


“Ora, enquanto Paulo os esperava em Atenas, seu espírito se agitou nele, quando viu a cidade totalmente entregue à idolatria. Por isso disputava na sinagoga com os judeus, e com os devotos, e diariamente na feira com os que se reuniam com ele ”. Atos 17:16, 17.

Quando ele foi confrontado com a idolatria, o Espírito Santo o “levou” à ação. Quão melhor seria nossa posição hoje se nossos líderes de igreja tivessem esse mesmo fardo e convicção? Paulo não considerou, como muitos fazem hoje, como ele poderia orar ou adorar com os idólatras em um ambiente ecumênico. A Bíblia declara:


“Então Paulo se pôs no meio da colina de Marte e disse: Homens de Atenas, percebo que em todas as coisas sois muito supersticiosos. Pois ao passar e contemplar suas devoções, encontrei um altar com esta inscrição, AO DEUS DESCONHECIDO. A quem, portanto, vós ignorantemente adorais, eu vos declaro. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas; Nem é adorado por mãos de homens, como se de alguma coisa necessitasse, visto que a todos dá vida, e fôlego, e todas as coisas... Visto que somos filhos de Deus, não devemos pensar que a Divindade é como ouro, prata ou pedra, esculpida pela arte e pelo artifício do homem. E os tempos dessa ignorância Deus piscou; mas agora ordena a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam: Porquanto designou um dia, no qual ele julgará o mundo com justiça por meio daquele homem que ele ordenou; de que deu certeza a todos os homens, ressuscitando-o dentre os mortos”. Atos 17:22-31.

Paulo pregou arrependimento e falou com eles sobre sua idolatria. Ele os apresentou ao verdadeiro Deus, o Criador dos céus e da terra. Ele falou sobre o julgamento iminente sobre todos e como a ressurreição de Jesus garante nossa salvação. Paulo não deixou os atenienses em seus erros. Ele pregou o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e exortou todos a se arrependerem e se voltarem para o verdadeiro Deus.

Esta é a resposta bíblica e piedosa à apostasia e idolatria. Não podemos nos apaixonar por todas as falsas religiões como muitos líderes da igreja estão fazendo hoje. Não podemos ser enganados por uma agenda ecumênica, como muitos têm sido. E, como o Papa Francisco está tentando, não devemos tentar unir todas as religiões do mundo em uma família universal. Não. O antigo povo de Deus repreendeu falsidades e superstições oferecendo a verdade de Deus em seu lugar. Eu oro a Deus por muitos mais líderes como este hoje.

Origens/ adventmessenger

Nenhum comentário:

Postar um comentário